Vantagens de um bom tapete

Tapete-Multisolo1 

Num artigo prévio subordinado ao tema "Prevenção e Manutenção" abordei, de forma ligeira, esta temática de grande importância quando se toma consciência de que a prevenção do desgaste e empobrecimento precoces dos materiais de acabamento dos pavimentos é um investimento que nos coloca dinheiro no bolso a médio e longo prazo. 

Neste, pretendo desenvolver mais o tema para munir o leitor com os critérios de avaliação de um bom tapete e as vantagens desse investimento.

Em primeiro lugar observemos porque a compra de um bom tapete é um investimento e não uma despesa desnecessária:

Qualquer que seja o material de revestimento do pavimento da área em questão (entrada de um estabelecimento, de um prédio residencial ou de escritórios, de um hotel ou qualquer outra área de hotelaria, ou até mesmo da nossa própria casa), sejam de origem natural ou artificial, devemos ter presente que

 TODOS SÃO PERECÍVEIS PORQUE SUJEITOS A DESGASTE POR AGRESSÕES DO PRÓPRIO USO.

Os detritos presentes no calçado, os derramamentos, quedas e arrastamento de objectos, a lama, a água da chuva, sacos de lixo, as pontas de cigarro acesas ou mal apagadas, enfim, uma miríade de fontes de erosão precoce, principalmente quando se trata de pedra natural, provocam o empobrecimento e o desgaste desses materiais.

É fulcral que se perceba isto!

É impossível garantir os comportamentos adequados de toda a gente que circula por estas áreas, principalmente quando são públicas ou de acesso generalizado por utentes ou utilizadores.

É impossível executar procedimentos de manutenção perenes, isto é, que não necessitem de reincidências periódicas. Vitrificação, selamento, enceramento ou polimento constituem procedimentos de revitalização e de protecção eficazes mas perecíveis.

  

A vitrificação, por exemplo, é um excelente processo de recuperar e até realçar a beleza natural da pedra mas necessita de procedimentos de manutenção que passam por procedimentos de lavagem adequados e recristalizações periódicas. Porém, é limitado o nº de vezes que a pedra pode ser recristalizada sem recurso a polimento alternativo. Acabará por suceder um fenómeno designado por "pele de laranja" que consiste na formação de microdepressões no substracto da pedra que têm o aspecto da pele da laranja. Portanto, sendo este um processo inevitável há que o retardar o mais possível, aumentando o intervalo de tempo entre as operações de manutenção.   orange-peel

polimento

 

O polimento é uma alternativa à vitrificação que leva algumas vantagens pois não requer a utilização de ácidos e de fluorosilicatos para manter o aspecto generoso da pedra o que o torna mais amigo do ambiente. Porém, a incidência de riscos originados pelos detritos transportados no calçado tornam a necessidade deste processo recorrente e é preciso não esquecer que o polimento é feito com discos de diamante ou pó de diamante que desgasta no processo de polimento. De novo torna-se necessário alargar o intervalo entre as operações de manutenção.

 

 

Pode aplicar-se um selante tópico ou impregnante para proteger a pedra de agentes agressores. Normalmente são eficazes dentro de determinados parâmetros mas necessitam de manutenção. Alguns requerem mesmo decapagem antes de reprocessamento. Estes procedimentos, além de incómodos, são consumidores de euros pois são dispendiosos. Novamente se coloca a necessidade de prolongamento do intervalo entre manutenções.   selamento-stone-lobby2-342x250

O enceramento é um procedimento eficaz como reforço de qualquer dos mencionados anteriormente facultando uma camada extra de protecção. Porém, com o tempo, sofre desgaste, risca e amarelece.

Portanto, qualquer medida que crie as condições para que os danos a que os pavimentos estão sujeitos sejam minimizados será um investimento, nunca uma despesa extra.

 

 O que fazer, então?

Antes do mais quero deixar claro que nada do que aqui vou dizer substitui, torna obsoleta ou implica qualquer das soluções mencionadas anteriormente. O objectivo destes procedimentos visa somente complementar os procedimentos de manutenção e aligeirar a necessidade de reprocessamentos prolongando a vida dos mesmos.

Em primeiro lugar adequar um programa de limpeza livre de solutos agressivos e que possam eventualmente auxiliar a manutenção do aspecto do pavimento. Este ponto já abordei (neste artigo). A remoção regular de detritos que se vão acumulando e a lavagem regular, intervalando água com solutos de limpeza e de tratamento não agressivos é de extrema importância.

Em segundo lugar seleccionar tapetes adequados e com uma boa relação custo-benefício para as áreas consideradas. E este é o cerne deste artigo.

 

Como seleccionar um tapete? (bons tapetes e maus tapetes)

A primeira coisa a fazer é estabelecer o local para a colocação do tapete. O objectivo é proteger os pavimentos no interior dos edifícios, lojas, estruturas ou casas. Para isso observemos, de novo, quais os potenciais agentes agressores:

Do exterior: lamas, água contaminada, areia, detritos, pequenas pedras

Do interior: derrames, pontas de cigarro mal apagadas, gotejamentos de sacos de lixo inadequados, arrastamento ou queda de objectos.

Podemos dizer que temos dois níveis de agentes agressores sendo os de nível 1 os agentes trazidos do exterior e os de nível 2 os produzidos no interior. Devemos, ainda, cuidar da função estética pois ninguém quererá ver um "mono" como estes: 

 

tapete-cairo tapete-borracha Tapete-Cairo

 a "decorar" uma entrada.

A protecção de nível 1 deverá consistir num tapete que possa ser colocado quer no exterior ou no interior, num local de incidência coincidente com o do caminhar das pessoas que por lá circulam. Em suma, junto à porta de entrada, no exterior (preferencialmente) ou no interior. A dimensão do tapete deve ser tal que coincida ou trespasse a largura da porta. Este é um ponto importante porque irá prevenir que agentes agressores passem pela porta por acção cinética ou deslocações de ar.

 Tapete de protecção nível 1

Agora há que seleccionar o tapete mais adequado. Observemos as características de um bom tapete de nível 1:

 

Característica Observações
Captura de sujidades mais pesadas Efeito barreira
Durabilidade De 5 a 10 anos
Desenvolvimento de atrito Com a sola do calçado
Antiderrapante em qualquer superfície Altamente texturizadas, húmidas e escorregadias
Fácil instalação
Fácil de lavar
Secagem rápida
Confortável ao pisar
Resistente ao fogo Em conformidade co norma NFP 92-5L 2 M3
Atóxico Não produz intoxicação através dos seus resíduos
Inerte Não reage em presença de outras substâncias
Esteticamente agradável Personalizável e larga gama de cores

 

Um tapete que reúna estas condições é o ideal para uma protecção de nível 1.

 

Como escolher um tapete com estas características?

Os critérios de selecção estão estabelecidos. Agora há que encontrar o material e a textura adequados a este perfil. A solução está aqui:

Logo-multisolo

 

Trata-se de uma estrutura de emaranhado em vinyl (policloreto de vinil, acrónimo: PVC). Além das propriedades não agressivas (ver tabela acima) do vinyl a estrutura emaranhada transmite-lhe importantes qualidades de tracção por se adaptar a qualquer tipo de solo. A densidade por cm² desta estrutura com uma gramagem de 5,4 Kg/m² é a ideal para a produção de um tapete com a densidade necessária para uma longa durabilidade. É preciso não esquecer que é um objecto que estará sob os nossos pés inúmeras vezes e frequentemente em circunstâncias agressivas. Não aceitem imitações. Esta gramagem é fulcral para a produção de um tapete eficaz e duradouro. A sua estrutura capta as impurezas e detritos transportados na sola do calçado, fazendo-as cair por gravidade no seu interior impedindo que se desloquem ou passem para o interior dos edifícios (acção barreira). A eliminação destas impurezas faz-se facilmente com batimento regular do tapete e a lavagem periódica com água. É importante que se proceda desta forma com regularidade pois a acumulação excessiva de detritos pode prejudicar a tracção do tapete ao solo. Além disso, em tempo de chuva, os detritos misturam-se com a água formando uma película, fonte de fungos e bactérias prejudiciais à saúde, que em nada afectará o tapete e a sua durabilidade.   Tapete-Multisolo2

Multisolo-perfil-borracha

 Este tipo de tapete pode ser utilizado em interiores, situações nas quais se pode tirar vantagem de outras propriedades desta estrutura vinílica: protecção térmica, isolamento fónico e redução de impacto dos calcanhares no solo o que lhe transmite qualidades anti-fadiga. É frequente ver este tipo de tapete embutido numa moldura no próprio pavimento na entrada de edifícios e estabelecimentos. Quando colocado no interior proporcionará uma barreira igualmente eficaz mas deve ser embutido ou, alternativamente, emoldurado com um perfil em borracha biselado. Este acabamento torna o tapete mais estético e evita que os detritos se escapem pelos rebordos do tapete prejudicando a sua função e amplifica a tracção ao solo.

 Tapete de protecção nível 2

A protecção de nível 1 garante que detritos de maior calibre não causem danos no pavimento. Porém, os de dimensão menor podem passar incrustados nas solas do calçado. A sua remoção faz-se com uma estrutura mais densa e suave de fibras que, à semelhança de uma escova fina, permita fazer um "varrimento" da sola do calçado.

Observemos as características de um bom tapete de nível 2:

 

Característica   Observações
Bom desenvolvimento de atrito
Boa absorção de poeiras
Boa absorção de líquidos Até 1,5 L por m²
Antiderrapante em qualquer superfície Altamente texturizadas, húmidas e escorregadias
Fácil instalação
Fácil de lavar Incl. à máquina a 40⁰
Secagem rápida
Confortável ao pisar
Resistente ao fogo Em conformidade com EN13501 (2002) Cf1 C1
Estéticamente adaptável Personalizável com vasta gama de cores

Como seleccionar um tapete com estas características?

Um excelente exemplo de tal produto é este:

 

 

Tapete-Publisolo-e-DeepDye Consiste numa estrutura de fibras de nylon de alta densidade com torção a quente. A texturização das fibras resultante da torção a quente cria espaços vazios entre os diversos filamentos que lhe imprime grande capacidade de absorção de poeiras e líquidos. O resultado é o expurgo e secagem mais eficaz da sola do calçado pelo simples contacto com o tapete. A densidade de fibras por cm² (850 g/m²) resulta numa superfície extensa de contacto que potencia um "varrimento" mais eficaz da sola do calçado. Esta característica é ampliada pelas propriedades de desenvolvimento de atrito caracterísitcas do nylon (100%).
Tapete-Publisolo-e-DeepDye-base O seu revestimento inferior e rebordos em borracha garantem que todas as poeiras e sedimentos acumulados no tapete não entrem em contacto com o pavimento eliminando assim o risco de danos. A composição em borracha garante uma aderência total ao solo impedindo potenciais deslizamentos nomeadamente em presença de humidades, como acontece após a intervenção das equipas de limpeza ou durante períodos de chuva. A estrutura em alvéolos do revestimento permite que a água se aloje no seu interior garantindo o atrito com o pavimento inerente à borracha. O revestimento é vulcanizado no tapete o que lhe garante uma grande longevidade e permite inclusivamente a lavagem do tapete à máquina a 40⁰ sem prejuízo da sua qualidade.

Finalmente, um tapete deve ser um elemento de decoração, integrando-se no ambiente em que é inserido, e não apenas um simples utensílio como foi considerado até aqui. A possibilidade de personalizar um tapete e de o adaptar ao espaço onde é colocado é uma mais-valia e aumenta exponencialmente as suas qualidades.

 

tapetecarlsberg tapeterugby
tapetebudweiser

O limite é a sua imaginação. Um tapete de excelente qualidade, a preço competitivo e com valor estético é um investimento por todos os motivos expostos. O prolongamento da vida dos materiais de revestimento do pavimento eventuais tratamentos com uma peça que valoriza esteticamente o espaço é meter dinheiro ao bolso.

Veja o que lhe podemos oferecer (aqui) e solicite-nos orçamento. Faremos uma avaliação técnica do tapete que lhe convém, onde e como o colocar e que dimensões deverá ter. A questão estética fica ao seu critério. Não lhe cobramos nada por isso! Contacte-nos agora!

Publicite o seu negócio e deixe que os seus clientes caminhem sobre ele!