Tratamento e Manutenção de Pavimentos

Porque tratar a pedra?
Manutencao
 
 
 
 
Durante séculos o uso da pedra na construção foi restringida a templos, fortificações, palácios, etc. Ao construir tais edificações pretendia-se durabilidade. Sempre se pensou que a pedra, dada a sua dureza e existência na natureza, resistisse melhor que qualquer outro material ao desgaste dos elementos.

No entanto, com o tempo, a pedra, exposta a esses elementos, sofre erosão, ganha fungos. Isso acontece porque, não obstante a dureza, a pedra é porosa e constituida por substâncias perecíveis se sujeitas a agentes nocivos, como chuvas ácidas, impactos de areias trazidos pelo vento ou chuva, etc.

Sendo verdade que os processos de desgaste, erosão e apodrecimento da pedra se projectam no tempo, exemplo disso são os monumentos históricos, alguns com milhares de anos que chegaram até hoje, certamente com graves problemas de conservação e, por isso, objecto de estudos de preservação e recuperação.
 
Nos últimos anos foram desenvolvidos e aperfeiçoados produtos químicos preservadores e recuperadores de pedra utilizados na recuperação de monumentos. Estes produtos são aplicados, com grandes benefícios nas construções modernas.

A pedra veio progressivamente a substituir a madeira como elemento de construção. É um material nobre pois pode causar a ilusão de espaços pequenos parecerem maiores quer quando aplicada como pavimento quer como revestimento de paredes e, além disso, polida é sempre bonita.

No entanto, mesmo em locais interiores, havendo muito tráfego de pessoas e objectos, como os halls de hoteis, de prédios de escritórios ou de habitações, em cozinhas ou casas-de-banho, o desgaste por erosão ou acção química é inevitável: o saco de lixo a verter que se coloca à porta de casa, os cigarros que se atiram para o chão, os sedimentos que se trazem agarrados às solas dos sapatos, o sumo ou o vinho que se entorna, as gorduras, óleos, as lexívias que tanto se gosta de utilizar na limpeza...enfim, um leque de coisas que diariamente acontecem e sobre as quais não nos debruçamos por serem tão banais. Tudo isto são factores de desgaste da pedra que, depressa ganha manchas , perde o brilho do acabamento, amarelece e fica riscada.

Consoante a natureza da pedra a tratar e a sua utilização disponibilizamos as soluções mais adequadas:
 
hal9000closed   Vitrificação . de pavimentos       Moleanos vitrificado 2  
   

de pavimentos

de balcões

W.C.

cozinhas

áreas de restauração, etc.

hal9000closed  

Selamento

de pavimentos em pedra natural

de pavimentos em terracota

de pavimentos em cimento

hal9000closed   Enceramento  
       
hal9000closed   Polimento  
hal9000closed  

Hidrofugação

tratamento hidrofugante

tratamento óleo repelente

 
hal9000closed  

Manutenção

de pavimentos encerados, vitrificados ou polidos

de balcões vitrificados ou polidos

de pavimentos não tratados

 
 
 
 
 
 
 
 
Facultamos soluções de tratamento para pedra e pavimentos cerâmicos de alta qualidade e durabilidade.
 
Certificamos o nosso trabalho por um ano.
 
 
 
 
   
   
 
back_home