Vitrificação

Vitrificacao antes Vitrificacao depois

Também referida com cristalização o re-cristalização é um processo utilizado quando se pretende obter um acabamento de alto brilho. Este procedimento é geralmente utilizado como um processo de polimento de finalização para áreas sujeitas a grandes movimentações e que necessitem de manter um brilho constante tal como recepções de hoteis, halls de entrada de edifícios, hospitais, etc.

Este procedimento implica a utilização de produtos químicos que, através da acção de lã de aço provoca a vitrificação do substracto da pedra.

Como funciona:

A generalidade dos produtos de vitrificação contêm ácidos, fluorosilicatos e cêras. O ácido actua sobre os carbonatos de cálcio forçando a sua desagregação, permitindo aos fluorosilicatos combinarem-se com o cálcio formando fluorosicatos de cálcio. Este processo altera a composição química da superfície da pedra dando-lhe um acabamento de maior dureza e brilho intenso. A reacção química é catalizada pelo calor produzido pelo atrito da lã de aço.

Isto é apenas possível em pedras que contenham carbonatos de cálcio, portanto em pedras sedimentares, como os arenitos, e pedras metamórficas, como o mármore. Pedras ígneas ou magmáticas, como o granito, não são vitrificáveis.


Procedimento:


- Remoção pontual de manchas resultantes de compostos infiltrados como gorduras;

- lavagem mecânizada de neutralização, com disco. Esta lavagem, feita com soluções neutras, eliminará resíduos de
tensoactivos das lavagens anteriores e removerá resíduos sólidos incrustrados e encardimentos;

- aspiração para remoção de todos os resíduos sólidos e água resultantes da lavagem;

- vitrificação

- acabamento


 

 

Benefícios:

Brilho intenso - O principal benefício deste tratamento é a produção de uma superfície altamente brilhante que pode ser difícil de "imitar" com polimentos ou outros processos. Efeito de espelho de água.

Durabilidade- Por se dar uma alteração das caracteristicas químicas da superfície da pedra terá uma maior durabilidade e muito menor grau de porosidade.

Anti-derrapante- A vitrificação pode produzir uma superfície anti-derrapante.


Limitações e desvantagens:


Efeito pele de laranja- O uso excessivo deste processo pode provocar um aspecto de pele de laranja. Isto acontece quando em algumas zonas de maior tráfego se reconstituiu pontualmente a vitrificação como forma de remoção de riscos. Pode também resultar da utilização de químicos vitrificantes de menor qualidade. Nestas situações o re-processamento integral do pavimento pode estar indicado;

Manutenção- O brilho intenso alcançado por este processo não terá grande durabilidade se não se fizer um ciclo de manutenção regular. Muito provavelmente em áreas de grande circulação o pavimento necessitará de ser re-cristalizado demasiadas vezes de forma a manter essa aparência de brilho intenso.

Danos a Longo Prazo- É argumentado que a vitrificação cria um acabamento impermeável. Apesar disto parecer uma vantagem é, na realidade, prejudicial para a durabilidade da pedra caso se verifiquem condições adversas como a presença de humidade. A pedra necessita respirar e uma superfície que é completamente impermeável não deixa a humidade sair. Isso vai causar o apodrecimento da pedra ao final de um longo período de tempo. No entanto, este argumento pode refutável ou negligenciável se pensarmos que estes efeitos podem demorar muitos anos a acontecer ou até a nem terem lugar. Não havendo humidade residual na pedra no momento da vitrificação e não havendo lugar a infiltrações que surjam por baixo esse efeito de apodrecimento não se dará.

A vitrificação de pedra que esteja sujeita a condições de humidade periódicas também pode ser feita. Nestes casos, porém, além de ser necessário garantir que no momento do tratamento a pedra esteja completamente livre de humidade torna-se necessária a aplicação de um selante impregnante como primário. Este procedimento prévio impedirá a infiltração da água na pedra impedindo os efeitos nefastos da sua presença por períodos longos de tempo. Veja Selamento.


Contacte-nos. Dar-lhe-emos a nossa opinião.

upload

back Topo