Selamento

DSCF35071

Também vulgarmente designado por impermeabilização. Este processo de tratamento protege e realça a beleza natural da pedra.


A pedra natural é porosa e sem uma protecção adequada absorverá líquidos entornados que, na maior parte das circunstâncias, vai manchar. Até água de torneira contém minerais, sais e geralmente cloro. Todos estes elementos são potencialmente prejudiciais para a pedra. É nossa convicção que todas as superfícies em pedra natural, principalmente pavimentos devem ser selados para protecção e realce da sua beleza natural.

Quer se trate de finalizar pedra acabada de assentar ou a restaurar um pavimento já existente, avaliaremos sempre qual a melhor forma de deixar ao cliente uma superfície que se mantenha com um bom aspecto por um período de tempo o mais longo possivel.

Procedimento:

- Remoção pontual de manchas resultantes de compostos infiltrados como gorduras;

- lavagem mecânizada de neutralização, com disco. Esta lavagem, feita com soluções neutras, eliminará resíduos de
tensoactivos das lavagens anteriores e removerá resíduos sólidos incrustrados e encardimentos;

- aspiração para remoção de todos os resíduos sólidos e água resultantes da lavagem;

- selamento tópico ou impregnante;

- polimento com disco.

Benefícios:

Realce de cores naturais: Dependendo do tipo de selante utilizado o acabamento final pode realçar as cores naturais da pedra ou simplesmente transmitir brilho;

Respiração: Por oposição à vitrificação o selamento vai permitir a respiração da pedra deixando os vapores que eventualmente se formem sair prevenindo o apodrecimento;

Impermeabilização: Em simultâneo o revestimento repelirá, dependendo do tipo de selante utilizado, líquidos e gorduras evitando assim os danos no substrato da pedra e as consequêntes manchas;


Limitações e desvantagens:

Impermanência: A opção por um selante tópico é sempre mais barata. Porém a sua durabilidade é muito mais limitada levando a trabalhos de manutenção com maior frequência em locais de maior desgaste; No entanto, podem ser removidos com solventes adequados enquanto os impregnantes são praticamente impossíveis de remover;

Permeabilidade: alguns selantes são repelentes a águas mas não a gorduras atrasando apenas a sua penetração no substrato da pedra. Essas gorduras não sendo de imediato removidas vão causar manchas. A sua eliminação passará sempre por um reprocessamento do selamento. Esse é o caso em cozinhas, casas-de-banho.


Qualquer um que compreenda o ciclo de manutenção da pedra ou tenha alguma experiência na manutenção de um pavimento com um uso intenso sabe que uma superfície protegida será mais fácil de limpar e de obter um polimento de brilho intenso.

Na construção civil tende-se a utilizar a pedra mais comum, normalmente os arenitos, pedras sedimentares. De fácil extração e fáceis de trabalhar, por serem "moles" - na escala universal de dureza de F. Moh, de 1 (talco) a 10 (diamante), os arenitos têm um grau 3 -, de corte fácil e, em simultâneo, de aspecto leve e agradável. No entanto desgastam-se, mancham e encardem muito depressa, nomeadamente se estão em locais de muito movimento, como escadas e entradas de edifícios.

Os procedimentos de lavagem são executados vulgarmente por pessoas que não estão sensibilizadas para a natureza dos materiais e utilizam indiscriminadamente lexívias e produtos ácidos para lavagem e remoção de manchas danificando e acelerando irremediavelmente o desgaste da pedra.


Consulte-nos. Dar-lhe-emos a nossa avaliação.

upload

back